quarta-feira, 22 de julho de 2009

QUARTA PARADA


CAMPO DE SANTANA (http://www.marcillio.com/rio/encerepu.html)
"A atual Praça da República, foi um depósito de lixo e esgoto colonial, sobre o terreno alagadiço aterrado pelo Conde de Resende, Vice-Rei do Brasil. No início do século XVIII, ainda era um campo de cajueiros e ficava fora da cidade, que terminava na Rua da Vala, hoje Uruguaiana, nesta época chamava-se Campo de São Domingos. Mais tarde passou a chamar-se Campo de Santana, a partir de 1822, por ordem de D. Pedro I, passou a ser o Campo da Aclamação, devido ao fato histórico da Aclamação do Primeiro Imperador do Brasil, ocorrida em 12 de outubro de 1822. Em 1831, possuía três nomes: era para uns o Campo de Honra; para outros o Campo da Regeneração e ainda o Campo da Liberdade; em 1889, com a Proclamação da República passou a finalmente a Praça daa Repúblinca."
nLá, além das centenas de gatos e capivaras, tem-se pequenas grutas e cavernas, patos, gansos, lagos, pontes, monumentos e esculturas, é uma ótima opção para namorar, conversar, deixar as crianças correrem e fazer um lanche. O local é bastante arborizado e de quebra traz uma grande marca da hisória do Brasil: lá foi proclamada a República. Pode-se esticar o passeio para conhecer o Arquivo Nacional e o o quartel central do Corpo de Bombeiros, a casa do Marechal Deodoro da Fonseca, a Igreja de São Jorge. É uma aula de história e biologia ao ar livre. Divirtam-se.

2a. parada - Quinta da Boa Vista. é mais uma boa opção barata para aproveitar as férias. Constitui atualmente um parque público de grande valor histórico. Nas dependências da Quinta localizam-se ainda o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional do Brasil, instalado no local do antigo Paço de São Cristóvão. O edifício é um magnífico palácio em estilo neoclássico, que foi utilizado no século XIX como residência pela Família Imperial Brasileira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_da_Boa_Vista). Onde se pedem levar as crianças para um pic-nic, jogar bola, brincar de pique e comer um cachorro quente. Se a grana der... o zoológico e o museu são maravilhosos. Mas, caso o contrário, ainda tem duas opções gratuitas: o aquário e o mini zoo aberto. Divirtam-se.

nos trilhos das férias


3a. parada - Central do Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Central_do_Brasil
é mais um espaço de deslumbramento. Costumo dizer que não se tem ideia do que é o RJ se não tiver essa experiência de desembarcar na Estrada de Ferro D. Pedro II, a Central do Brasil. É verdadeiramente um outro mundo, uma outra realidade, uma experiência indescritível. É tanta gente, tanta diferente gente: engravatado, enchinelado, branco, preto, pobre, classe média, sozinha, junta, velho, criança, cheia de pacote, sem nada... ufa!!! vendedores de tudo, prostituta, mendigo... um verdadeiro retrato da metrópole. E nada como fazer um lanche, diga-se de passagem, em pé. O prédio ainda aloca uma escola profissionalizante, a secretaria de segurança pública do RJ, um posto de balcão de empregos, ao redor, há dois terminais rodoviários com onibus para a zona sul e baixada. Vale a pena pela enorme estrutura de ferro e concreto da arquitetura moderna inglesa. Curta. abraços e até a próxima parada.